Encontro Mundial de Software Livre – Homenagem a Simondon

De 1 a 6 de julho de 2017, teve lugar em Saint-Étienne, na França, mais uma edição dos Encontros Mundiais de Software Livre, evento que reune pesquisadores em tecnologias, poder público e empresas que trabalham sobre as possibilidades abertas com o uso e o desenvolvimento do software livre.

Satelite_EscDesign_SainteJul5

Nesta edição, algumas apresentações foram voltadas para uma articulação entre o pensamento de Simondon e o software livre, com destaque para a pesquisa de Coline Ferrarato sobre “Le Mode d’Existence du Logiciel Libre” (O Modo de Existência do Software Livre”). Em sua palestra, a parisiense se propôs a “explicar que o software participa de uma nova forma de tecnicidade, aquela da “tecnicidade do script” [« technicité scripturale »] – explorando as ligações problemáticas que uma tal tecnicidade mantém com a materialidade do computador que a sustenta“. Essa nova forma de tecnicidade, segundo Coline, “permite novas formas de colaboração em torno da “bricolagem” e de uma abertura própria do software livre”.

ComputaDesign

Stéphane Couture, professor na Universidade de York, em Toronto, no Canadá, trabalhou em sua apresentação “Le Sens du Code” (“O Sentido do Código”), argumentando, a partir de Simondon, “que a máquina não é uma unidade absoluta, mas constitui uma associação de vários elementos onde o humano tem como papel colocar esses elementos uns em relação com os outros“. Tomando como referência seus próprios estudos nos últimos anos, Stéphane concluiu que muitas pessoas envolvidas com o software livre “mantêm uma relação com o código fonte que ultrapassa a dimensão puramente técnica” argumentando que “o código fonte é antes apreendido em sua dimensão expressiva, enquanto lugar mesmo de interação e de comunicação entre os membros de uma comunidade“. Finalmente, seu objetivo foi de relacionar as reflexões de  Gilbert Simondon a uma concepção engajada do software livre.

BikeEnergy

No mesmo dia da fala do prof. Stéphane, realizei minha conferência intitulada “O Rádio Digital e a Comunicação Autônoma Global“. Argumentando que o rádio digital não é a evolução natural do rádio analógico, recorri à distinção que faz Simondon entre ferramenta e instrumento, pondo ênfase no pensamento sobre as redes técnicas, relacionando este conceito com o que hoje se pode realizar para além da conexão à Internet, visando uma comunicação de dados segura, autônoma e de baixo custo. Retomando a célebre Carta de Simondon a Derrida, abordei a tecno-estética como uma passagem sensível de um modelo de progresso dos objetos fechados aos objetos abertos, e defini o software livre como um conjunto de elementos onde opera uma tecnicidade distinta da proposta no software proprietário. Por fim,  tentei apontar a importância de uma continuidade entre e liberdade de expressão e os meios utilizados para realizá-la, como um acoplamento humano-máquina capaz não apenas de garantir um direito, mas de prover um tipo de desfrute que nomeamos oportunamente de tecno-estética.

O evento contou com as palestras de Yann Moulier Boutang e Richard Stallman, que intitulou sua fala com a seguinte provocação: “Software livre: o que o programador deve saber“. Mas os temas que mais me interessaram foram trazidos por Heather Marsh, sobre a necessidade de bases de dados livres, e o workshop de Natacha Roussel, com uma abordagem feminista da quantificação digital das práticas corporais a partir dos dispositivos móveis.

Realizado na cidade natal de Simondon, o encontro foi amplamente registado em vídeo, e promete disponibilizar as palestras para consulta online. Saint-Étienne, conhecida como a cidade do design, termina a semana como mais uma capital mundial da reflexão sobre o digital. Vida longa ao software livre!

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s